Iguana verde: animal do dia


Iguana iguana – A iguana-verde é encontrada em áreas tropicais e subtropicais, aparecem desde o México até o Brasil e o Paraguai.

É um lagarto de grande porte, podendo medir até 1,80 m de comprimento e pesar até 6 kg quando adultos.

Estes animais apresentam estruturas corporais bem características, entre elas  espinhos ao longo do dorso e da cauda e uma escama grande e arredondada abaixo do ouvido. Apesar do nome, a coloração da iguana-verde pode apresentar diversas variações. Geralmente os jovens são de um verde intenso e, à medida que se aproximam da fase adulta, assumem colorações que variam do verde acinzentado ao cinza avermelhado, algumas vezes com riscas verticais escuras distribuídas ao longo do corpo e da cauda.

É um animal diurno e pode ser encontrado tanto na copa de árvores como no solo, geralmente próximo a água (é um excelente nadador). Os jovens são carnívoros e os adultos são herbívoros, alimentam-se de folhas, brotos, flores e frutas. Quando ameaçados, podem utilizar a cauda como um chicote e desferir mordidas como comportamento de defesa.

Há dimorfismo sexual: o macho apresenta a crista-dorsal muito desenvolvida, além de mandíbula forte e robusta. A fêmea por sua vez apresenta em geral uma coloração mais pálida, com a crista-dorsal curta e mandíbula pouco desenvolvida.

As iguanas reproduzem-se uma vez ao ano, geralmente entre os meses de Outubro a Abril. A fêmea bota os ovos (de 12 a 60) aproximadamente 10 semanas depois da cópula. O período de postura geralmente ocorre entre os meses de Janeiro e Abril e o nascimento das iguanas jovens ocorre entre os meses de Abril e Junho.

0 Comentarios:

Enviar um comentário

 
^ Back to Top